Marcando o início da mobilização para a Operação Osório, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Charrua”, embarcou seus meios blindados e mecanizados a serem utilizados durante aquele exercício de campanha, em comboio ferroviário da empresa América Latina Logística (ALL).
Na ocasião, foram transportados, em um quadro tático, 05 (cinco) Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Urutu, 08 (oito) Viatura Blindada de Combate Cascavel e 15 (quinze) Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113, de Uruguaiana até o Campo de Instrução Barrão de São Borja, possibilitando a mobilização dos meios em curto espaço de tempo e a um custo financeiro menor.
O carregamento ocorreu no pátio da ALL, e foi realizado por militares do 6º Regimento de Cavalaria Blindada, “Regimento José de Abreu”, 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Conde de Porto Alegre”, do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, “Grupo Uruguaiana”, 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e da 3º Bateria de Artilharia Antiaérea.
Como parte do adestramento a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea foi encarregada da defesa aproximada e antiaérea do comboio.
{gallery}noticias/2014/transvbdl{/gallery}