Santa Maria (RS) – No período de 18 a 23 de novembro, foi realizado o Exercício Combinado HERMANDAD por integrantes do Exército Brasileiro e o Exército Argentino, com a finalidade de adestrar os integrantes de um Estado-Maior Combinado, nível Grande Unidade.
Participaram do Exercício militares da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – BRIGADA CHARRUA (Exército Brasileiro) e da Brigada Blindada II - GENERAL JUSTO JOSÉ DE URQUIZA (Exército Argentino).
Em uma primeira fase foi realizado o planejamento do Estado-Maior Combinado da Grande Unidade. Na segunda fase, a execução da operação planejada foi realizada por meio da simulação construtiva, com apoio do simulador de adestramento de Comando e Estado-Maior, localizado no Centro de Adestramento Sul (CAA-Sul), na guarnição de Santa Maria.
Nesse período, também ocorreu visita ao Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), para conhecer as viaturas blindadas de combate e mecanizadas, bem como os dispositivos de simulação de combate do CI Bld empregados nos cursos e estágios de capacitação de oficiais e sargentos do Exército Brasileiro e de nações amigas. Participaram das atividades, representando o Exército Brasileiro, o General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; além de oficiais do Centro Coordenado de Operações do Comando Militar do Sul, da 3ª DE, do Comando de Operações Terrestres, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da 2ª Bda C Mec.
Por parte do Exército Argentino, houve a participação de 23 oficiais, chefiados pelo General de Brigada Osvaldo José Suárez, Comandante da Brigada Blindada II, sediada na cidade de Paraná.
{gallery}noticias/2017/operacoes/hermandad{/gallery}