A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participou, juntamente com a delegação do Exército Argentino, da Reunião de Coordenação Final do Exercício Combinado Arandu no período de 24 a 28 de abril de 2023, na cidade de Buenos Aires - Argentina.
O Exercício Combinado ARANDU foi criado por meio de compromisso internacional firmado entre o Exército Brasileiro e Argentino, sendo os ciclos de exercícios militares estabelecidos na XIV Conferência Bilateral, em 2020. A sua finalidade é aumentar a integração entre os militares do Brasil e da Argentina e obter maior interoperabilidade entre as forças destes países, além de experiências doutrinárias em planejamento do Estado-maior Maior e no emprego de tropas de operações especiais, paraquedistas, aeromóveis e blindadas
Participaram as delegações do Exército Brasileiro e do Exército Argentino. A delegação brasileira para a reunião foi chefiada pelo Gen Bda Rovian Alexandre Janjar, Comandante da 2ª Bda C Mec e contou com a participação de oficiais do Estado-Maior da Brigada Charrua. A delegação Argentina foi chefiada pelo Gen Bda Frederico Javier Torres, Comandante da “Fuerza de Despliegue Rápido”, e de oficiais superiores daquele Exército.
O Exercício no Terreno Combinado será realizado no campo de Instrução General Álvaro, na Argentina entre 31 de julho a 4 de agosto de 2023, com 300 militares brasileiros e 322 militares Argentinos, sendo de extrema relevância para o Exército Brasileiro, considerando que será o único exercício no terreno em que a Força Terrestre participará com tropa no exterior no ano de 2023.
registrado em:
Notícias