2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Projeto Valorização da Vida da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
No início do mês de junho, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) inciou o Projeto de Valorização da Vida - 2023, que tem como objetivo conscientizar os militares do Quartel-General sobre o valor da vida e a prevenção ao suicídio, promovendo uma nova cultura sobre a saúde mental e a importância do diálogo. 
 
O Comandante da Brigada Charrua, General de Briagada Rovian Alexandre Janjar, realizou a abertura do Projeto abordando e estimulando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, empatia e resiliência.
 
Após as palavras do Comandante, a pós-graduada em Psicologia, Patrícia de Almeida Maretti, conduziu toda a palestra. Possuidora de vasta experiência em atendimento individual e em grupos realizados no Hospital Universitário de Brasília e no Hospital Militar de Área de Brasília, coordenou grupos com ênfase na Valorização da Vida.
 
Durante sua carreira militar, a profissional serviu na Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS) do Departamento Geral de Pessoal (DGP) e participou da elaboração, criação e implementação do Programa de Prevenção ao Suicídio do Exército Brasileiro. Mistrou várias palestras, tanto no Brasil quanto no exterior, sobre o Programa de Valorização da Vida e sobre o tema prevenção ao suicídio.
 
A abordagem inovadora do assunto compreende aspectos cognitivos, afetivos, intelectuais, práticos, políticos, singulares e coletivos, ou seja, implica em ser receptivo aos aspectos humanos que passam a ser explorados intencionalmente. Tratando-se do ser e do querer ser, que dependem da confiança, da escuta atenta, da percepção de si e do outro, do apoio familiar, da aprendizagem, da comunicação oral e escrita para interagir com a comunidade, de saber argumentar e defender pontos de vista, do reconhecimento dos pontos fortes e das fragilidades do projeto, visando formar um indivíduo autônomo, solidário e competente.
 
O Projeto que inicialmente foi ministrado por vídeo conferência a todos os militares do Quartel-General da 2ª Bda C Mec, será realizado, futuramente, em todas as Organizações Militares da Brigada Charrua.
 
AÇO!  EM DEFESA DA PÁTRIA!  BRASIL!
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página