Monte Caseros (Argentina) – Foi encerrada na última sexta-feira, 4, a Operação Arandu, um exercício realizado em conjunto por tropas especializadas dos exércitos brasileiro e argentino. Uma formatura militar conduzida pelos diretores do exercício, General Janjar, do Exército Brasileiro, e General Torres, do Exército Argentino, contou com presença de militares de todas as tropas empregadas e marcou o encerramento das atividades. No total, a Operação reuniu 1400 militares de ambos os países, entre tropas no terreno e apoio ao exercício.
Ao longo da semana, foram realizadas atividades em conjunto, como saltos paraquedistas; ações de tropas especiais; embarque e desembarque aeromóvel; deslocamentos e tiros de blindados; e tiros de aviação. O Cabo Simões, do Exército Brasileiro, destacou a importância da Operação. “Foi uma grande oportunidade estar aqui com nossos companheiros argentinos. Foi uma atividade muito instrutiva tanto para mim quanto para meus companheiros”. O Soldado Paz, da Argentina, também ressaltou a experiência. “Penso que foi uma grande chance de compartilhar conhecimento com as tropas brasileiras”.
Exercício combinado
Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, os exércitos brasileiro e argentino realizaram a Operação Arandu, um exercício entre as duas Forças com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre ambos os países e reforçar os laços de união e amizade entre os exércitos das duas nações. Com participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 348 do Exército Argentino, a Operação contou com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países.
Do Exército Brasileiro, participaram militares do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Aviação do Exército e do Comando de Operações Especiais.
Acompanhe a Operação Arandu, clicando aqui.