Visando o preparo e o emprego de suas Tropas para o Combate Convencional, na Defesa da Pátria, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a OPERAÇÃO IBICUÍ, dentro do contexto de Exercício de Adestramento Avançado das Unidades FORSUL da 3ª Divisão de Exército – “Divisão Encouraçada”, no período de 6 a 11 de novembro de 2023.
Esta Operação consistiu na realização do aprestamento e do adestramento das Tropas FORSUL no caso da Hipótese de Emprego CHARLIE, em Defesa Externa, e propiciou a consecução da Certificação de todas as Organizações Militares que compõem a Brigada FORSUL no corrente ano.
As Unidades de Emprego Imediato realizaram Operações Ofensivas, realizando uma Marcha para o Combate de ALEGRETE ao Campo de Instrução Barão de São Borja (SAICÃ), perfazendo 130 quilômetros, e Ataques de Oportunidade e Coordenado. Além disso, realizaram as Operações de Reconhecimento, de Ultrapassagem e de Junção; e planejaram a execução do Aproveitamento do Êxito e da Perseguição.
O Exercício de Certificação também contou com as ações de uma Força Oponente, constituída por tropas do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado e do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, e pelo emprego de Problemas Militares Simulados, contextualizados no Amplo Espectro das Operações.
Durante a execução da OPERAÇÃO IBICUÍ, a Brigada FORSUL concentrou, em ALEGRETE e em SAICÃ, 1382 (mil trezentos e oitenta e dois) militares de Organizações Militares Diretamente Subordinadas à Brigada CHARRUA, à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e à 6ª Brigada de Infantaria Blindada; e 274 (duzentas e setenta e quatro) viaturas, dentre elas, 67 (sessenta e sete) blindados.
Após a realização da certificação, a Brigada FORSUL permanecerá pronta e em condições de ser empregada, pela Divisão Encouraçada, na Defesa da Pátria durante todo o ano de 2024.
AÇO! EM DEFESA DA PÁTRIA! BRASIL!!
NOVOS DESAFIOS, MESMOS VALORES!