2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Formatura de Incorporação dos Novos Soldados - Esquadrão de Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizadaec Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
No dia 1º de março de 2024, o Esquadrão de Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a Formatura de Incorporação do Efetivo Variável de 2024 – A Incorporação dos Novos Soldados!
Na ocasião ocorreu a entrada simbólica dos novos Soldados pelo Portão das Armas do Quartel General, simbolizando o início do Serviço Militar para estes jovens. 
A seguir o Capitão Saurim, Comandante do Esquadrão de Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada deu as boas-vindas aos novos Soldados e se dirigiu aos pais, familiares e amigos presentes, abordando aspectos inerentes ao serviço e à carreira militar.
A solenidade foi prestigiada por pais, familiares e amigos e foi marcada por momentos de emoção.
E foi lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército aos novos Soldados de Caxias. (Texto na íntegra abaixo)
Jovens soldados que ora ingressam no Exército Brasileiro (EB) e ilustres familiares, sejam bem-vindos à Família Verde-Oliva!
 
Hoje a Força Terrestre (F Ter) rejubila-se por incorporar, em suas fileiras, o “sangue novo”, cidadãos aptos a dar continuidade ao cumprimento do sagrado compromisso cívico de defender a Pátria.
 
No momento em que ultrapassam as colunas do Portão das Armas das diversas unidades militares localizadas nos mais longínquos rincões do nosso País, cada um dos novos recrutas ingressa em uma organização tradicional e permanente, cuja origem remonta à épica Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando os holandeses foram expulsos do Brasil.
 
Ao envergar a farda de soldado, tenham sempre em mente os dois pilares que nos sustentam: a hierarquia e a disciplina. A obediência, fruto desses pilares, é vital para a Instituição e pode ser traduzida no dever intrínseco a todos os militares de cumprir as ordens de seus superiores, bem como tratar com afeição os irmãos de Armas e, com bondade, os subordinados.
 
Saibam que, ao ingressar no Exército, os senhores irão compor o “Braço Forte”, que se mantém em permanente estado de prontidão operacional e contribui para a garantia da soberania da Pátria, sua segurança e a preservação de suas riquezas, por intermédio das ferramentas dissuasórias necessárias para resguardar o território e os interesses do Estado brasileiro.
 
Ademais, farão parte da “Mão Amiga”, permitindo que o Exército continue assistindo a população em situações de emergência e realizando ações subsidiárias em apoio à nossa sociedade, como ocorrido recentemente no enfrentamento a diversos desastres naturais
e no combate à proliferação da dengue.
 
Nessa nova e desafiadora etapa de suas vidas, muitos serão os obstáculos e as dificuldades. Vocês serão exigidos física e mentalmente
em um treinamento intenso nas próximas semanas, como parte do período básico da formação do soldado. Ao longo do ano, novas habilidades serão desenvolvidas e a competência combativa será fortalecida, tornando-os aptos a cumprir as múltiplas missões atinentes
ao EB.
 
Durante esse tempo, tenham convicção de que seus superiores e pares desempenharão um papel fundamental para que consigam atingir seus objetivos. Aproveitem também para exercitar a camaradagem, pois as amizades construídas no quartel serão duradouras e inesquecíveis.
 
Aos valores já trazidos do seio familiar serão agregados outros, próprios da caserna, como o patriotismo, o civismo, o espírito de corpo, a disciplina, a lealdade, a fé na missão do Exército e o inquebrantável amor ao Brasil, que moldarão seu caráter de agora em diante. Essa marca permanecerá com vocês eternamente.
 
Aos pais, mães, familiares e amigos que, orgulhosos, acompanham os novos recrutas no início de suas vidas castrenses, estejam certos de que eles serão tratados com total respeito e dignidade. Em todos os quartéis da F Ter, seus entes queridos serão recebidos com espírito fraternal, responsabilidade e profissionalismo. Obrigado por confiar a nós tão precioso bem! Agora, todos somos membros da mesma Família Militar!
 
Jovens soldados, a partir desse momento, vocês contribuirão com a Força na missão de superar os importantes desafios do século XXI, preservando os valores consolidados em mais de três séculos de existência.
 
O poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, afirmou, ainda nos primórdios da República, que “o Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade e do patriotismo”. Portanto, orgulhem-se do uniforme camuflado que ostentam e dediquem-se ao trabalho com afinco para serem dignos das tradições do invicto Exército de Caxias.
 
Brasília-DF, 1º de março de 2024.
General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA
Comandante do Exército
 
 
Exército Brasileiro: Braço Forte – Mão Amiga
Novo desafios, mesmos valores!
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página