Entre os dias 1ª e 3 de agosto de 2024, o Projeto Cidadão Charrua, lançado pela 2ª Bda C Mec e vinculado ao SENAR RS, promove o curso de Segurança do Trabalho NR33 e 35, para qualificar militares egressos em novas áreas profissionais, oportunizando instruções teóricas e práticas que também ampliam o desenvolvimento pessoal fomentando novas experiências profissionais.
O curso de Segurança do Trabalho NR33 apresentou definições para ações em Espaços Confinados, como reconhecimento, avaliação e controle de risco. Abordou o funcionamento dos equipamentos, procedimento e utilização da PET - Permissão de entrada e trabalho, além de noções de resgate e primeiros socorros sob o critério de uso de equipamentos para controle de riscos.
Já o conteúdo voltado à Segurança do trabalho NR35 abordou normas aplicáveis ao trabalho em altura no Meio Rural com a avaliação de riscos potenciais, medidas de controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual (EPI). Também, tratou sobre acidentes no trabalho em altura, noções de técnicas de resgate e primeiros socorros e transporte de vítimas.
O Projeto Cidadão Charrua objetiva qualificar e integrar militares em término do tempo de serviço ao mercado de trabalho, sendo uma extensão do Projeto Soldado Cidadão desenvolvido pelo Ministério da Defesa, desde 2004, em todo o território nacional.
Exército Brasileiro! Novos desafios, mesmos valores!
s.