Estrutura Organizacional

 

Comando (Cmdo 2ª Bda C Mec)

 

a. Comandante - O Comandante da Brigada (Cmt Bda) é o responsável pelo comando e controle da grande unidade durante o preparo e o emprego, assessorado pelo Estado-Maior (EM), planeja, organiza, coordena e controla as atividades da brigada.

b. Estado-Maior - O EM da Bda tem como missão assessorar o Cmt no exercício do comando. Compreende o estado-maior-geral, o estado-maior-especial e o estado-maior-pessoal do comandante.

Esquadrão de Comando da Brigada (Esqd C/2ª Bda C Mec) - Tem como missão apoiar, em pessoal e em material, o comando da brigada e prover a sua segurança.

Regimentos de Cavalaria Mecanizados (5º R C Mec/8º R C Mec) - São as unidades táticas de emprego da Bda nas missões de segurança e reconhecimento.

Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB) - Como elemento de choque amplia a capacidade de combate da brigada e, consequentemente, suas possibilidade operacionais no cumprimento de missões de natureza ofensiva. Proporciona, ainda, condições para o combate aproximado e para a manutenção do terreno conquistado.

Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (22º GAC AP) - Tem por Missão apoiar pelo fogo a Bda, em particular seus elementos de manobra.

Batalhão Logístico (10º B Log) - Proporciona apoio logístico às unidades e subunidades orgânicas da Bda, tendo a seu cargo, inclusive, a evacuação do material salvado e capturado.

Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (2ª Cia E Cmb Mec) - Tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contramobilidade e contribuir para a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate da Bda.

Companhia de Comunicações Mecanizada (12ª Cia Com Mec) - Tem como missão prover o apoio de comunicações à Bda, assegurando o pleno exercício de comando.

Pelotão de Polícia do Exército Mezanizado (2º Pel PE Mec) - Proporciona apoio de polícia à Bda.